Imposto de Renda 2021: o que você precisa saber?

3 de março de 2021

A hora de declarar o Imposto de Renda 2021 já está chegando, e você está com dúvidas sobre como fazer? Confira esse post e fique por dentro de tudo que precisa saber para evitar falhas no momento de preencher a sua.

O Imposto de Renda – também conhecido por IR – é um imposto, cobrado pelo Governo Federal, que deve ser pago de acordo com a sua renda. Neste ano de 2021, o prazo para declarar seu IR é de 1 de março a 30 de abril . 

A declaração do Imposto de Renda é referente ao ano passado, ou seja, o IR 2021 deve conter os seus ganhos e gastos do ano de 2020. Caso você tenha adquirido um rendimento tributável maior do que o valor de R$ 28559,70 ao longo do ano, é necessário entregar a Declaração do Imposto de Renda. Além disso, os beneficiários do auxílio emergencial que tiverem adquirido rendimentos acima de R$ 22847,76 em 2020 também devem fazer a declaração e devolver os valores recebidos.

Para saber mais sobre a declaração do Imposto de Renda 2021 , prossiga na leitura desse texto com a gente. Vamos lá!

Quem precisa declarar IR em 2021? 

Por mais que seja um processo burocrático que envolve muita atenção e diversas etapas, não é preciso ser realizado por todas as pessoas: há alguns critérios, estabelecidos pela Receita Federal, para definir quem necessita declarar o Imposto de Renda.

Para saber se você precisa declarar o IR 2021 , é só analisar os seguintes pontos:

– recebeu mais de R$ 28559,70 em rendimentos tributáveis no ano de 2020;

– adquiriu o valor total superior a R$ 300 mil em imóveis ou outros bens até o final de dezembro de 2020;

– obteve capital com a venda de imóveis, veículos, operações em bolsa de valores e outros bens sujeitos à tributação;

– teve renda bruta de atividade rural superior ao valor de R$ 142798,50;

– recebeu mais de R$ 40 mil em rendimentos isentos e não tributáveis ou tributáveis na fonte. 

Se você não se encaixar em nenhuma dessas categorias, não é preciso declarar o IR 2021.

Quais são os tipos de declaração?

Basicamente o IR pode ser calculado em dois modelos tributários: o completo e o simples. Você pode escolher um deles, de acordo com as despesas a serem declaradas.

O completo é mais indicado para quem possui uma maior quantidade de despesas para deduzir, e já o simplificado é para quem tem menos despesas dedutíveis . É válido ressaltar que a declaração simples recebe um desconto padrão de 20% sobre os rendimentos tributáveis, enquanto o completo recebe menos que 20% e conta com uma restituição maior.

Caso a declaração completa seja a sua escolha ideal, é importante guardar todos os comprovantes de despesas que você teve por, no mínimo, cinco anos.

O que é necessário declarar?

A declaração deve incluir tudo o que você ganhou, o que você pagou e os bens que possui no ano passado.

Os rendimentos tributários são o salário (incluindo o pagamento de férias), aposentadoria, rendimento de aluguel e pensão, por exemplo. 

O 13º salário e o prêmio de loteria são considerados rendimentos tributados na fonte , enquanto a poupança e o seguro-desemprego são rendimentos isentos e não-tributáveis .

Os valores a serem colocados na declaração devem ser informados nos comprovantes de rendimentos e pagamentos.

Quais são os documentos necessários?

Além dos comprovantes dos rendimentos e pagamentos de pelo menos cinco anos, é importante reunir outros documentos para fazer a declaração de IR , como:

– dados da conta bancária;

– nome, CPF, grau de parentesco dos dependentes e data de nascimento;

– endereço atualizado;

– cópia da última Declaração de Imposto de Renda Física;

– atividade profissional atual;

– extrato de previdência privada;

– documentação do plano de saúde.

Quem faz aplicações financeiras em bancos e corretoras, e quem paga pensão alimentícia, também deve manter os comprovantes das receitas.

Como fazer a declaração de IR?

Depois que você reunir todos os documentos necessários, o próximo passo é fazer o download do Programa Gerador da Declaração – PGD IRPF 2021 – no site da Receita Federal, que é bastante intuitivo. Também é possível baixar o aplicativo “Meu Imposto de Renda”, no Google Play ou na AppStore , para fazer a declaração pelo smartphone ou tablet. 

Se a soma dos seus rendimentos e de seus dependentes for inferior a R$ 200 mil, você não é obrigado a informar o número do recibo da declaração do ano passado.

Depois de preencher todas as informações necessárias no programa, vale conferir o “status” da declaração para saber se é preciso regularizar algum ponto.

Como acompanhar o status da sua declaração?

O processamento de sua declaração pode ser acessado em “Meu Imposto de Renda (Extrato da DIRPF), disponível no Centro Virtual de Atendimento (e-CAC) . 

Ao acompanhar a situação da declaração, além de ver se há pendências, também é possível saber se ela ficou retida na malha fina.

O que fazer se a sua declaração caiu na malha fina?

Cair na malha fina significa que a sua declaração teve algum erro e, por isso, ficou retida. Nessa situação, você não pode receber a restituição até enviar uma retificação à receita, explicando os erros na declaração.

Para saber quais foram as falhas apresentadas, é só ir até a seção “Pendências de malha”, no extrato de declaração, e depois apresentar à Receita a declaração corrigida .

Por isso, é fundamental ter bastante atenção ao preencher a sua declaração antes de enviar, a fim de evitar multas e dores de cabeça.

O que acontece com quem não entrega a declaração do IR?

Normalmente, o contribuinte possui dois meses para enviar a declaração para a Receita Federal: quem declara mais cedo também pode receber a restituição antes.

Se o contribuinte perder o prazo de envio, é necessário pagar uma multa de, no mínimo, R$ 165,74 e, no máximo, 20% do imposto devido.

Quem coloca informações erradas ou esquece de preencher alguns dados, propositalmente, pode pagar uma multa de 150% do imposto devido.

Em resumo, para declarar deu IRPF 2021 com mais assertividade , é preciso:

– reunir toda a documentação necessária;

– instalar o programa da Receita Federal ou baixar o aplicativo;

– preencher todos os campos da declaração com cuidado;

– escolher o modelo de declaração mais vantajoso para você;

– acompanhar o status de sua declaração;

– imprimir o recibo e a declaração completa.

Esperamos que você consiga fazer a sua declaração IR 2021 com sucesso, cumprindo a sua obrigação para esperar a restituição. Se esse conteúdo ajudou você de alguma forma, aproveite para compartilhar com outros empreendedores que você conhece.

Continue acompanhando o nosso blog para saber mais sobre economia, gestão de negócios, finanças e empreendedorismo . Até a próxima!

Por Grace Almeida • 18 de agosto de 2026
Locação de Imóveis por Entidades Imunes
Por Grace Almeida • 13 de agosto de 2026
Edital SME São Paulo 2026 seleciona OSCs para atuar em escolas municipais, com parcerias de até R$ 34,4 milhões e duração de cinco anos.
Por Grace Almeida • 12 de agosto de 2026
Muita gente está ouvindo falar no “imposto dos super-ricos” e pensando: “Isso não é para mim.”
Por Grace Almeida • 24 de julho de 2026
A morte do pequeno Abdoulaye, de apenas 1 ano, em uma creche de São Paulo, provocou comoção em todo o país e reacendeu um debate que ultrapassa as circunstâncias específicas do caso.
Por Grace Almeida • 20 de julho de 2026
A Instrução Normativa RFB nº 2.335/2026, publicada em 15 de julho de 2026, trouxe duas mudanças importantes para as entidades sem fins lucrativos.
Por Grace Almeida • 7 de julho de 2026
Se liga nessas oportunidades, uma delas pode ser para a sua osc!
Por Grace Almeida • 9 de junho de 2026
Qualquer entidade sem fins lucrativos Qualquer entidade sem fins lucrativos tem direito à isenção de IRPJ e CSLL independentemente de sua qualificação.
Por Grace Almeida • 4 de maio de 2026
Decisão sobre plataformas digitais e imunidade de livros, jornais e periódicos
Por Grace Almeida • 28 de abril de 2026
O documento cria o Cadastro Municipal de Organizações de Assistência Social (CADSMADS), que passa a ser requisito essencial para participação em parcerias com o poder público. A norma define critérios técnicos, administrativos e legais para o reconhecimento do mérito social, que atesta a regularidade, capacidade operacional e impacto das organizações. Também regulamenta os processos de inscrição, renovação, suspensão e cancelamento do cadastro, além de padronizar a análise por meio de visitas técnicas, relatórios e pareceres especializados. Outro ponto central é a exigência de transparência, gratuidade dos serviços e alinhamento com as diretrizes do SUAS, garantindo que as organizações atuem de forma inclusiva e voltada à população em situação de vulnerabilidade. A portaria ainda reforça o uso de sistemas digitais (SEI e SISORG) para gestão e acompanhamento das entidades. Em síntese, a medida moderniza e torna mais rigoroso o controle, a qualificação e o monitoramento das organizações da sociedade civil que atuam na assistência social no município. Acesse a portaria completa acessando abaixo: Por Grace Almeida Bispo
Cadeira vazia em sala minimalista com frase sobre invisibilidade de diretores de OSC
Por Grace Almeida • 14 de abril de 2026
Diretores de OSC precisam se posicionar no digital. Entenda como a visibilidade impacta a captação de recursos e o crescimento da sua organização