Precificação: o que é e como calcular
Saber como fazer a melhor precificação de produtos ou serviços é um desafio que, se bem realizado, pode alavancar sua empresa e aumentar os faturamentos. É importante ressaltar que entender mais sobre o preço é extremamente necessário para quem deseja empreender com mais sucesso, e isso envolve uma ampla variedade de aprendizados sobre marketing, fornecedores, mercado e outros.
Pela sua importância, muitos empreendedores costumam ficar sem saber quais preços escolher e como calcular o valor ideal. Então, pensando nisso, resolvemos falar mais sobre esse assunto para ajudar você a precificar de forma mais prática e gerar mais lucratividade para a sua empresa . Vamos lá!
O que é precificação?
A precificação nada mais é do que o ato de definir um valor financeiro para produtos ou serviços, levando em consideração os objetivos da empresa, os valores da marca e o alcance dos resultados almejados.
Nesse momento também é importante ter um conhecimento mais aprofundado sobre as personas da sua empresa . O que vai estar mais de acordo com elas: um preço menor e mais acessível ou um serviço com valor agregado e marca reconhecida no mercado?
Normalmente, o preço é pensado de uma forma que cubra os custos e as despesas, a fim de gerar lucro, mas outros fatores também podem ser levados em conta.
Colocar um preço de acordo com o valor que seu serviço representa, dar descontos, ajustar à condição financeira do público, pensar nos possíveis impostos ou se manter mais competitivo no mercado? Essas são algumas dúvidas que podem permear o momento de definir a precificação de seus produtos ou serviços . Afinal, como acertar nessa decisão?
Vale ressaltar que qualquer centavo já pode alterar diversos fatores em um preço. Confira, a seguir, alguns fatores que podem ser influenciados pela escolha do preço:
- imagem da marca;
- experiência satisfatória;
- crescimento nas vendas;
- retenção e atração de clientes;
- identificação com o público;
- aumento de lucros;
- geração de competitividade;
- diminuição de despesas.
Para conseguir precificar de forma mais segura e assertiva, é essencial seguir alguns passos. Confira os principais deles nos próximos tópicos!
1.Conheça todos os custos fixos
A primeira etapa a ser realizada em busca do preço ideal é calcular todos os custos e as despesas fixas da sua empresa. Então é recomendável somar o custo de aluguel do espaço, as contas de água e energia, o salário dos colaboradores e outros mais.
É importante
pensar em todos os valores gastos mensalmente para ter uma noção melhor do número de vendas que precisa ser feito para cobrir esse isso e evitar multas ou prejuízos
.
2.Saiba qual é o ponto de equilíbrio contábil da sua empresa
O 2º passo é descobrir qual é o ponto de equilíbrio da sua organização. O ponto de equilíbrio, também conhecido como zero a zero, significa que sua empresa ainda não tem lucros, mas também indica que não há quaisquer valores negativos.
Encontrar o ponto de equilíbrio da sua empresa serve como uma referência para você analisar quantas transações precisam ser feitas, o que você pode fazer para não sair no prejuízo e cobrir a soma de todos os custos , a fim de ter mais segurança para aumentar as vendas e os lucros.
3.Invista na organização financeira do seu negócio
Um ponto que não pode passar despercebido, seja em momentos de sucesso de vendas ou em períodos de crise econômica, é a gestão financeira da sua empresa.
Investir em um bom controle dos recursos financeiros para o seu negócio é a escolha perfeita alavancar a taxa de lucratividade, aumentar o valor do seu patrimônio, gerar mais competitividade no mercado, evitar riscos econômicos, garantir a segurança de um desenvolvimento crescente e manter a tão sonhada estabilidade financeira em dia.
4.Faça pesquisas mercadológicas
Entender mais sobre o mercado, avaliar a situação econômica do país ou da região da sua empresa, analisar o comportamento do consumidor, identificar as tendências e estudar o que a concorrência tem feito também pode ajudar você a precificar seus serviços.
Isso não quer dizer que você deva competir com o mercado, colocando o preço de acordo com o que tem sido praticado
. Entretanto, isso ajuda você a
ter uma base melhor para garantir valores compatíveis
, enxergar novas possibilidades e manter o crescimento de suas vendas.
5.Invista em estratégias de precificação
Após entender mais sobre os custos fixos, o público da sua empresa, o mercado e o cenário econômico, você pode pensar em formas alternativas para estabelecer a precificação e aumentar suas vendas.
Uma das estratégias, por exemplo, é iniciar sua empresa com um preço de entrada para oferecer seus serviços ou produtos , conquistar mais confiança, adquirir reconhecimento e, ao longo do tempo, ir aumentando os preços, de acordo com as metas e o posicionamento da sua marca.
6.Fortaleça sua presença online
Ter presença online também pode ajudar você a descobrir alguns fatores citados anteriormente, manter um melhor relacionamento com seus clientes e ampliar a análise de dados sobre os produtos ou serviços que você oferece, além de facilitar as pesquisas a respeito dos concorrentes diretos ou indiretos da sua empresa.
Ter um site, por exemplo, e investir em um sistema de gestão, permite que você tenha acesso a relatórios de dados altamente precisos sobre o comportamento dos consumidores, as necessidades e preferências deles
,
contribuindo para que você analise a precificação e garanta insights para realizar estratégias e planejamentos mais assertivos.
7.Defina indicadores
Como é possível perceber, a precificação depende de uma série de fatores, que podem ser subjetivos e facilmente alterados ao longo do tempo. Portanto, utilizar fórmulas feitas nem sempre é a melhor solução para o seu negócio. É de extrema importância definir indicadores (KPIs) e acompanhá-los com frequência para evitar falhas ou possíveis prejuízos em sua empresa.
Essa é uma das formas mais viáveis de acompanhar as mudanças do cenário mercadológico e econômico, visando o contínuo crescimento e mantendo a rentabilidade da sua empresa com uma precificação mais assertiva.
Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a ampliar sua visão sobre a importância da precificação. Para conferir mais posts sobre empreendedorismo, gestão de negócios, finanças e contabilidade , é só continuar acompanhando o nosso blog e seguir nossas redes sociais: Facebook , Linkedin e Instagram .
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