Planejamento comercial 2021: como estruturar?
Apesar deste ano de 2020 ter sido cheio de altos e baixos, por causa da pandemia do novo coronavírus e das incertezas na economia do país, é preciso enfrentar o período de retomada econômica da melhor forma para superar os resultados e alavancar suas vendas no próximo ano.
Por meio de um bom planejamento comercial , você pode conseguir destacar mais sua empresa em 2021, melhorar sua taxa de lucratividade, vender mais e conquistar novos clientes.
É recomendável já se preparar para o próximo ano, já que 2020 está chegando ao fim, e começar o planejamento de vendas de 2021 . Nesse post, você pode conferir as dicas mais essenciais que reunimos para te ajudar ao longo do processo.
Continue a leitura do texto com a gente e aproveite!
Quais tendências de vendas surgiram em 2020?
Antes de partir para as dicas de como fazer o planejamento comercial ideal para 2021, é importante saber as mudanças que ocorrem neste setor no ano de 2020.
Por ser um ano em que os estados do país precisaram adotar medidas de distanciamento social para evitar a propagação da Covid-19, tanto o comportamento do consumidor passou por diversas transformações quanto as empresas precisam inovar em seus processos e investir em outras formas de manter seus lucros.
Neste período, que trouxe tantas inseguranças, foi possível notar alguns pontos que tiveram mais destaque no mercado, como:
– aumento da preocupação com higiene, saúde e bem-estar;
– procura por produtos de limpeza para combate do vírus;
– crescimento dos e-commerces, devido ao aumento de compras online;
– preferência por empresas locais e produtos artesanais;
– conscientização sobre consumo sustentável;
– aumento do consumo de alimentos.
Segundo um estudo elaborado pelo Comitê de Métricas da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico – em parceria com o Movimento Compre & Confie – as vendas realizadas por e-commerce dobraram em junho de 2020, obtendo um crescimento de 110,52% em comparação ao mesmo período do ano passado.
Agora que você já está ciente de algumas mudanças que ocorreram no setor de vendas, é hora de entender mais sobre o que você deve fazer para se preparar melhor e se planejar para 2021.
1. Pesquise mais sobre o mercado, seu segmento e seu nicho
Por meio de pesquisas, você pode identificar as ameaças, oportunidades, forças e fraquezas da sua empresa: garantindo a possibilidade de ter insights, inovar suas estratégias e aumentar as vendas.
É importante não saber somente o cenário da economia do mercado e da economia do país em geral, mas também sobre o segmento e o nicho em que seu negócio atua para identificar tendências, ações com resultados mais assertivos e formas positivas de se relacionar melhor com seu público.
A partir disso, você vai ter dados mais concretos sobre quais caminhos devem entrar no planejamento e quais são aqueles que não faz mais sentido dar continuidade no próximo ano.
2. Defina objetivos e indicadores
Para saber onde você quer que sua empresa chegue, é essencial estabelecer os objetivos a serem alcançados e os
indicadores a serem acompanhados ao longo de 2021
.
Sobre os objetivos, a dica é dividi-los em macro e micro para determinar em que períodos do ano cada ação deve ser realizada, a fim de evitar a sobrecarga e contribuir para que a equipe consiga visualizar o alcance dos objetivos estabelecidos e, dessa forma, focar no que é prioridade para bater as metas da empresa.
Assim como é necessário almejar objetivos, também é preciso monitorar os processos e acompanhar cada resultado para
mensurar os fluxos de vendas
realizados pela equipe comercial em conjunto com a gestão e o time de marketing.
Vale ressaltar que você deve prestar muita atenção em cada gráfico, mas deve sempre ir para além dos números apresentados: por meio da análise de dados, você pode entender melhor quais estratégias devem ser transformadas para alavancar suas vendas de forma mais prática .
Alguns dos indicadores mais utilizados para monitorar as vendas são:
– taxa de conversão;
– ticket médio;
– tempo médio dos fluxos de venda.
Não há indicadores ou métricas certos ou errados, há apenas os que mais condizem com as dores e as metas da sua empresa em um determinado período de tempo.
3.Estude mais sobre o seu público
Você já parou para pensar qual é o perfil dos seus clientes? Entender mais sobre as preferências, os desejos, as dificuldades e as soluções que eles buscam é um verdadeiro desafio para muitos contadores ou empresários, mas pode ter certeza que isso vai te poupar tempo e dinheiro a longo prazo.
Por mais que não seja uma tarefa simples, dialogar com o seu público e humanizar sua marca é sempre uma ótima forma de saber mais o que os seus consumidores buscam em seus serviços ou produtos, e como estes podem gerar benefícios em seu dia a dia.
Além de avaliar os dados do seu site e das suas redes sociais, é indicado analisar o seu histórico de vendas , pois esse documento oferece uma série de informações de extrema importância para entender mais sobre o perfil de cliente do seu negócio, podendo ajudar você a pensar nas próximas estratégias com mais eficácia.
4.Defina as estratégias
Depois que você faz pesquisas, entende mais sobre o nicho de sua empresa, define objetivos e estuda sobre os seus clientes, é hora de estabelecer as famigeradas estratégias para
colocar o plano de ação comercial em prática
.
O que é recomendável – ou precisa – mudar realmente, o que gerou bons resultados mesmo no período de crise e o que só precisa de alguns ajustes para melhorar? Você pode fazer esses questionamentos para
investir em novos processos e alinhar os objetivos do seu negócio
à realidade que estamos vivenciando, dando atenção às dores atuais da sua equipe.
Para garantir que os objetivos definidos serão alcançados, é essencial pensar em uma boa base de estratégias, tendo sempre um plano B para os imprevistos que podem surgir, e utilizar ferramentas tecnológicas para te ajudar ao longo dessa jornada.
5.Analise relatórios e compartilhe com o seu time
A gente sabe que você precisa lidar com papeladas e processos extremamente burocráticos durante a rotina de uma empresa . Porém, os avanços tecnológicos podem ajudar você a se manter por dentro de todos os processos que estão sendo realizados sem atrapalhar sua produtividade nem diminuir seu desempenho como profissional.
Softwares de gestão, por exemplo, automatizam atividades e geram relatórios com dados e métricas fundamentais, a fim de contribuir no monitoramento dos fluxos e na assertividade dos resultados.
A dica é compartilhar os relatórios com os outros colaboradores para que todos fiquem cientes do que deve ser feito a partir de então, concentrando esforços, destacando o que deve ser prioridade e compartilhando conhecimento.
É importante pensar em 2020 não somente como um ano totalmente diferente, mas como um ponto de partida para analisar as mudanças ocorridas e de que forma elas podem impactar no seu próximo planejamento comercial.
Esperamos que nossas dicas ajudem você a planejar bem as vendas de 2021 para superar expectativas e alavancar os resultados da sua empresa . Continue de olho em nosso blog e acesse nossas redes sociais para conferir mais conteúdos como esse: Facebook , Linkedin e Instagram . Até breve!
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